Tempo em Krynn

A imensa maioria das pessoas em Krynn se contenta em saber se é dia ou noite e organiza seus dias ao redor da jornada de trabalho no campo. Similarmente, os dias da semana são vistos de maneira indistinta, e a única diferenciação feita entre elas pelas pessoas comuns é em relação à feira semanal que grande parte das aldeias e pequenas cidades têm – e para onde vão os aldeões que moram fora da cidade para vender ou trocar (o escambo tornou-se a forma de comércio predominante no campo durante a 5a Era de Krynn) sua produção.

Citadinos, historiadores, magos, acadêmicos e viajantes – pessoas que precisam de medições precisas de tempo, portanto – criaram diferentes sistemas, porém, para medir e organizar o tempo. Ergoth e Solamnia, as duas maiores nações humanas e estados radicalmente diferentes do ponto de vista cultural, possuem as duas terminologias mais populares. Este relato utiliza a nomenclatura de Solamnia.

Dias da Semana:

  1. Linaras
  2. Palast
  3. Majetag
  4. Kirinor
  5. Misham
  6. Bakukal
  7. Bracha

Um mês possui quatro semanas, e um ano possui doze meses em Krynn. A contagem dos anos foi sistemadizada da maneira que conhecemos por Astinus de Palanthas, Grão Mestre da Grande Biblioteca e autor da obra definitiva sobre a história de Krynn, o Iconocronos. A divisão de tempo tende a ser feita tendo como referência o Cataclisma: PC ( Pre Cataclius ) e AC ( Alt Cataclius ). A Guerra do Caos foi vista por alguns como um evento suficientemente importante para justificar uma segunda divisão da história de Krynn; Portanto, alguns estudiosos utilizam o marco SC ( Secundus Cataclius ) para o registro da 5a Era. Bertrem Primeiro-dos-Irmãos mantém a tradição de Astinus, entretanto, e este escriba subscreve-se aos ditames destes historiadores.

O estudo da História de Krynn passa obrigatoriamente pela compreensão de suas Eras. Astinus de Palanthas, o grande cronista que se dedicou por centenas de anos a registrar o passar do tempo e os eventos históricos no continente de Ansalon, desenvolveu o sistema que hoje usamos e que compreende cinco diferentes era:

A Era da Gênese das Estrelas ? – ?
A Era dos Sonhos 9000 PC – 1000 PC
A Era do Poder 1000 PC – 0 PC
A Era do Desespero 1 AC – 383 AC
A Era dos Mortais 384 AC – Presente

É importante notar que as datas anteriores a 1772 PC são estimativas, já que este é o ano do aparecimento de Astinus em Krynn.

Tempo em Krynn

Forja do Futuro PedroSette